quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Seguro saúde: tivemos que utilizar logo na chegada

Logo na nossa chegada aqui no Canadá tivemos levar o Bébé ao médico e usar nosso seguro saúde. Resolvi contar aqui como foi nossa experiência, pois sempre encontrei vários posts sobre a contratação do seguro saúde para os 3 primeiros meses, mas não lembro de nenhum relatando a qualidade do atendimento quando foi preciso utilizá-lo.


Depois de muita pesquisa - obrigada aos amigos blogueiros! - contratamos o seguro da TIC. Baseamos nossa escolha na avaliação de vários requisitos, dentre eles a cobertura, o preço (eles possuem um "pacote"para família que sai bem em conta) e, um ponto que consideramos importante, o fato de ser canadense. Imaginamos que, no caso de um possível reembolso, seria mais prático lidar com uma empresa daqui (envio de documentação, forma de reembolso, etc). Contratamos um plano chamado Visitors to Canada. Na época fizemos tudo por e-mail, e foi super tranquilo.

Cerca de 10 dias antes do nosso embarque o Bébé teve otite. Fizemos o tratamento com 7 dias de antibiótico, que acabou na quinta-feira. No sábado, 6 de outubro, embarcamos. No aeroporto ele parecia um pouco abatido, mas com toda a função das despedidas e da viagem, achamos que ele também estava sentindo todo aquele turbilhão de emoções.
No geral, ele passou a viagem bem. Dormiu bastante (ajuda do Dramin receitado pela pediatra dele), comeu bem e brincou. Chegamos domingo de madruga da e logo pela manhã ele teve febre. Mesmo medicando a febre voltava. À noite chegou em 38,5oC e parecia ter dor. Na segunda-feira pela manhã não estava nada bem e resolvemos levá-lo ao médico. Resolvemos ir ao Children's Hospital.

O ATENDIMENTO NO CHILDREN'S HOSPITAL:

Chegando lá fomos direto ao atendimento de emergência. Fizemos o cadastro do Bébé (ele recebeu uma carteirinha de identificação, que também servirá para atendimentos futuros) e nos informaram que o caso dele não era grave, então poderia demorar um pouco.
Explicamos que havíamos recém chegado, portanto, ainda não tínhamos o Assurance Maladie e que teríamos que pagar pela consulta. Quando a menina nos informou o valor do atendimento quase caímos de costas: CAD 784,63!! - sim, quase 800 dólares por uma consulta...
Em seguida fomos para uma outra ala para efetuar o pagamento. Lá consegui um telefone que fica disponível para os pacientes utilizarem para ligações de emergência e entrei em contato com o corretor que me vendeu o seguro. Ele me deixou tranquila e me orientou a guardar bem toda documentação recebida para solicitar o "claim" mais tarde. Fizemos o pagamento com o cartão de crédito brasileiro.
Em seguida voltamos para a sala de emergência, e em pouco tempo (15-20 minutos), nos chamaram para a triagem. A triagem foi feita por 2 enfermeiras (muito atenciosas). Elas me questionaram sobre o estado dele (expliquei que recém havia feito tratamento com antibiótico), mediram os sinais vitais e temperatura - estava em 39,2oC! - e já medicaram com ibuprofeno. Voltamos para a sala de espera.
Algum tempo depois fomos encaminhados com várias outras crianças para o local onde ficam os consultórios de atendimento. O que achei meio estranho era que cada um entrava em uma das 3 salas e aguardava um médico. Quando algum paciente e o médico saíam, outro paciente podia entrar. Pudemos ver que havia uma médica mais sênior e vários médicos mais novos orientados por ela (residentes, imagino). Aguardamos bastante tempo e fomos atendidos. Quando a médica (residente) chegou o ibuprofeno já havia feito efeito e o Bébé estava super bem. Explicamos tudo pra ela, ela examinou e disse que um dos ouvidos estava um pouco vermelho, mas que não explicava a febre tão alta - que provavelmente era viral. Mesmo assim, ela nos deu uma receita de antibiótico (o mesmo que ele havia tomado há poucos dias).  Ela nos orientou a aguardar pelo menos mais 24 horas e, caso a febre não baixasse, fazer o tratamento com o antibiótico por 10 dias. Imagino que esse procedimento não seja muito comum, mas acho que ela ficou com pena dos nouveax arrivants - o que nos poupou ter que voltar lá no dia seguinte depois de 72 horas de febre e pagar mais quase 800 dólares. O tempo total ficou em torno de 3,5 horas...
No final a febre não cedeu e fizemos o tratamento com antibiótico. Em pouco tempo o Bébé estava bem e pudemos sair para providenciar nossos primeiros documentos canadenses.

A SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO (CLAIM) À TIC:

Logo que pude entrei em contato por e-mail com a TIC para comunicar o atendimento e solicitar orientação sobre como requerer o reembolso (claim). A resposta foi rápida e me solicitaram alguns dados para que pudessem registrar a abertura da solicitação. Assim que enviei já recebi a resposta com o claim number. PS: o claim pode ser feito até 1 ano após a ocorrência.
Recebi também um formulário que deveria ser preenchido e enviado juntamente com o medical report (que o Children's Hospital nos enviou pelo correio depois de aproximadamente 15 dias) e recibo de pagamento para a central deles em Toronto. Enviamos tudo na última semana de outubro.
No dia 6 de novembro enviei um e-mail confirmar se a documentação havia chegado e me responderam que sim e que os documentos estavam sendo avaliados. O tempo passou e não recebemos mais nenhuma informação a respeito do status da nossa solicitação.
No início de janeiro enviei um e-mail, mas não tive resposta. Resolvi ligar e me informaram que o claim havia sido aceito e que haviam me enviado um cheque pelo correio no dia 4 de novembro (?). Neste meio tempo nos mudamos e imagino que o cheque tenha se perdido. Ficaram de reenviar o cheque.
No início deste mês nada ainda. Liguei novamente e me disseram que o envio estava pendente no sistema (alguém havia esquecido de enviar). Esta semana finalmente recebemos o cheque.

Recomendo? Em linhas gerais, sim. O processo do reembolso é simples, mas o pagamento demorou e foi preciso ficar correndo atrás - me pareceu pouco organizado.


Aprendizados com saúde até o momento:
- emergência de hospital só para emergências grandes (há um painel na sala de emergência orientando sobre quando não procurar um hospital - ex: menos de 72h de febre alta)
- poderíamos ter ido à uma clínica Sans Rendez-Vous - mais barato e rápido
- 37,5oC aqui não é considerado febre
- aqui o tratamento com antibiótico normalmente é de10 dias
- os farmaceuticos daqui possuem muito mais autonomia do que no BR. Em farmácias grandes pode-se fazer uma consulta com um e, além de receitar alguns tipos de remédio, eles também orientam sobre todos os tipos de cuidados necessários para uma determinada doença (ex: para conjuntivite não é necessária consulta médica) - achei isto muito evoluído e prático.

Espero que o post possa ser útil pra quem está chegando...

Abraços,
Femme

4 comentários:

  1. Obrigada por dividir... tambem estou indo por TIC baseado em tudo que vc descreveu e pelo que notei tem que ficar no pe deles mesmo... espero mesmo nao precisar!

    :)

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    1. Imagina! Que bom que o post foi útil! No caso do reembolso (tomara que vc não precise) é bom acompanhar de perto mesmo.
      Boa chegada pra vcs!

      Abraço,
      Femme

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  2. Adorei o post, e adorei mais ainda saber que vocês já estão em terras geladas gente, que maravilha!!! faz tanto tempo que não entro, não leio blogs, estou totalmente desatualizada de tudoooo. Nos embarcamos daqui um mês, e vamos para o Québec a principio. Muito bom ler o blog de vocês, eu vou ter que voltar uns meses atras mas vou ler tudinho hahaha. Abraços

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    1. Eu sei bem como o tempo passa voando quando estamos nos preparando pra vir, mas que bom que vc conseguiu um tempinho pra ler o post!
      Agora tá pertinho da viagem, hein? Boa viagem e boa sorte pra vcs!

      Abraços!
      Femme

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