domingo, 29 de março de 2015

Cabane à sucre

Hoje decidimos aproveitar o dia ensolarado e a temperatura positiva (acho agora que ela finalmente veio pra ficar!) pra sair um pouco de MTL. Fomos à uma Cabane à Sucre.

As Cabanes à Sucre são os locais onde o Sirop d'Érable (ou Maple Syrup) é feito.Várias delas possuem restaurantes onde é possível provar a comida típica Québecois e, a maioria, também oferece algumas atividades ao ar livre - bastante interessantes para as crianças.

Resolvemos ir à uma que nos indicaram e fica em Mont-St-Grégoire, à mais ou menos uns 50 min de MTL. No site dizia que 50% das mesas são destinadas às reservas e o restante para  quem chega sem reserva. Acho que todo mundo teve a mesma idéia de aproveitar o dia, pois quando chegamos, só estavam recebendo ainda quem tinha reserva. Como decidimos ir ontem, obviamente não tínhamos...
Porém, não perdemos a viagem, pois existem várias Cabanes na região (várias lado-a-lado).

Na que fomos, logo nos disseram que o tempo de espera seria entre 60 e 90 minutos. Neste meio tempo aproveitamos o sol, fomos ver os bichos que eles mantém num pequeno estábulo - as crianças podem alimentá-lo - e fizemos um passeio de carroça.
Também é oferecido o "tire sur la neige", xarope quente despejado sobre a neve que é colocado num palito e vira uma espécie de pirulito.

Lá dentro, o ambiente é bem rústico, cheio e quente.
Quanto à comida, não fomos com uma expectativa muito alta. Ela consiste em uma entrada de sopa de ervilhas, seguida de um prato típico de café da manhã norte-americano: omelete, batatas fritas, alguns tipos de presunto - mais um feijão meio doce e grillades au lard (que não conhecíamos).
Na sequência, veio a sobremesa, que consiste em um prato com bolinhos e outras iguarias doces, todas com Sirop d'Érable. Para beber eles oferecem água, chá, café e leite incluídos, mas é possível comprar outras bebidas, ou mesmo levar de casa.

Aqui uma foto que busquei na internet para que tenham idéia de como é:


Impressões gerais: é um programa tradicional e interessante para conhecer, mas eu acho que esperava um pouco mais - pelo menos tendo como referência a Cabane que fomos. Sabíamos que a comida era simples, mas não deu pra deixar de pensar nos cafés coloniais que temos lá no RS (que chegam a ser um exagero, mas muuuiiito bons).

Abraços,
Femme


Nenhum comentário:

Postar um comentário